Precisando testar sua segurança digital?
Fale com a gente!

BLOG

Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?

POR:

Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?

Cibersegurança ofensiva, apesar de pouco conhecida fora do mundo da segurança cibernética, é uma das práticas mais importantes para evitar prejuízos com ciberataques. Neste artigo separamos suas principais vantagens para empresas se manterem seguras.

Como já explicamos aqui, cibersegurança ofensiva é um conjunto de práticas que consistem em simular ataques cibernéticos em ambientes digitais para descobrir falhas de segurança, com a finalidade de corrigi-las antes que hackers a encontrem e gerem prejuízos.

Sendo muito úteis, e essenciais, para reduzir efetivamente os riscos de sofrer um ciberataque, essas práticas devem ser realizadas por um equipe especializada no assunto, e que preferencialmente não faça parte da equipe interna de uma organização, o que torna os resultados mais imparciais.

Pensando nisso, elencamos as principais vantagens de contar com os serviços de uma empresa especializada em cibersegurança ofensiva realizando pentests recorrentes.

Principais vantagens da cibersegurança ofensiva

  • Identificação de vulnerabilidades ocultas: uma empresa especializada em segurança cibernética ofensiva possui habilidades e conhecimentos avançados para identificar vulnerabilidades ocultas que podem passar despercebidas durante avaliações internas de segurança. Eles são capazes de realizar testes abrangentes e simular ataques do mundo real para descobrir pontos fracos e falhas de segurança que podem ser explorados por invasores.

     

  • Teste da eficácia das defesas: ao realizar ataques controlados, a empresa especializada em segurança cibernética ofensiva pode testar a eficácia das defesas existentes de uma organização. Isso inclui a avaliação de firewalls, sistemas de detecção de intrusões, políticas de segurança e outras medidas de proteção. A organização pode então ajustar suas defesas com base nas descobertas para fortalecer suas estratégias de segurança.

     

  • Antecipação de ameaças e tendências: empresas especializadas em segurança cibernética ofensiva estão constantemente atualizadas sobre as últimas ameaças, técnicas de ataque e tendências em cibersegurança. Elas podem fornecer inteligência valiosa para ajudar uma organização a antecipar e se preparar para novas ameaças, bem como fornecer recomendações para mitigar riscos emergentes.

     

  • Cumprimento de regulamentações e padrões de segurança: as organizações são obrigadas por lei a cumprir regulamentações específicas de segurança e padrões de segurança de dados previstos na LGPD. Ao contratar uma empresa especializada em segurança cibernética ofensiva, a organização pode garantir que está realizando avaliações de segurança adequadas e aderindo aos requisitos regulatórios relevantes.

     

  • Melhoria da postura de segurança e reputação: ao descobrir e corrigir vulnerabilidades antes que sejam exploradas por hackers reais, uma empresa especializada em segurança cibernética ofensiva ajuda a melhorar a postura de segurança de uma organização. Possibilitando sistemas mais seguros, menor exposição a riscos e proteção aprimorada para dados e ativos digitais. Tudo isso resulta em uma melhor reputação da empresa no mercado.

     

  • Conscientização e maturidade: Além de testes e avaliações de segurança, uma empresa especializada em segurança cibernética ofensiva também pode, por meio de consultoria, contribuir no processo de conscientização em segurança cibernética para funcionários. Isso ajuda a criar uma cultura de segurança, onde todos na organização estão cientes dos riscos cibernéticos e sabem como adotar boas práticas de segurança, resultando em um maior nível de maturidade em cibersegurança.

Conte com a Resh Cyber Defense

Somos uma empresa especializada em cibersegurança ofensiva e realizamos os pentests mais avançados do mercado, simulando ataques de diversas categorias para descobrir falhas de segurança que podem ser exploradas por invasores reais.

Entre em contato e conte com serviços completos que se adequam às necessidades do seu negócio.

Artigos relacionados

RESH

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?
Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?