Precisando testar sua segurança digital?
Fale com a gente!

BLOG

Cibersegurança ofensiva: o que é?

POR:

Haline Farias

Cibersegurança ofensiva: o que é?

Cibersegurança ofensiva: o que é?

As práticas de cibersegurança que reduzem efetivamente as chances da sua empresa sofrer um ataque hacker vão muito além das conhecidas ações defensivas. Saiba o que é cibersegurança ofensiva e como ela pode ajudar a evitar prejuízos

Cibersegurança ofensiva: o que é?

Quando se fala em cibersegurança, a primeira coisa que vem na mente da maioria das pessoas é a ideia de defender seus ativos digitais contra hackers e “vírus de computador”, assim, investindo em proteção por meio de antivírus, firewalls, boas práticas etc.

Tudo isso de fato é segurança cibernética, porém esses recursos de abordagem defensiva são apenas uma parte do que deve ser feito para que os ativos digitais de uma empresa estejam realmente seguros.

Existem outros recursos dentro do universo da cibersegurança que vão além das atividades defensivas, passando por práticas que são consideradas ofensivas. Assim, temos as categorias cibersegurança defensiva e cibersegurança ofensiva.

O que é cibersegurança ofensiva?

A cibersegurança ofensiva é um conjunto de práticas, complementares à cibersegurança defensiva, que consiste em simular ataques cibernéticos em sistemas, redes e aplicações para descobrir e explorar falhas de segurança com o objetivo de corrigi-las antes que hackers reais o façam.

Em outras palavras, enquanto a cibersegurança defensiva concentra-se em proteger sistemas e redes contra ataques por meio de ferramentas de segurança preventiva, a cibersegurança ofensiva concentra-se na realização de ataques controlados para identificar vulnerabilidades e pontos fracos na segurança.

Ambas as abordagens são importantes para garantir a segurança cibernética abrangente, pois a segurança defensiva protege contra ameaças conhecidas e a segurança ofensiva descobre vulnerabilidades desconhecidas e auxilia na melhoria contínua das defesas.

Como fazemos isso?

A cibersegurança ofensiva é geralmente realizada por profissionais de segurança, conhecidos como hackers éticos ou especialistas em pentests (testes de intrusão).

Eles realizam suas atividades com o consentimento e conhecimento do proprietário do sistema, bem como, rede para melhorar a segurança geral. Finalmente, ocorre o fortalecimento das defesas e redução do risco de ataques cibernéticos bem-sucedidos.

As principais atividades envolvidas na cibersegurança ofensiva são:

  1. Pentests: realização de ataques controlados em sistemas e redes para identificar vulnerabilidades. Isso pode incluir a exploração de brechas em aplicativos, sistemas operacionais, redes sem fio, dispositivos IoT (Internet das Coisas) e outros componentes de infraestrutura.
  2. Análise de vulnerabilidades: avaliação contínua de sistemas, redes e aplicações em busca de falhas de segurança conhecidas ou desconhecidas classificando-as por grau de criticidade. Isso envolve a utilização de recursos e ferramentas especializadas para identificar e explorar vulnerabilidades.
  3. Engenharia reversa: análise da estrutura de sistemas, redes e aplicações para entender seu funcionamento interno, identificar possíveis vulnerabilidades.
  4. Desenvolvimento de exploits: criação de códigos e técnicas para explorar vulnerabilidades específicas em diversas categorias de alvos. Eles usam esses exploits para demonstrar as consequências de uma exploração de segurança ou fornecer recomendações de mitigação.
  5. Coleta de inteligência de segurança: pesquisa e monitoramento de informações sobre ameaças, vulnerabilidades e técnicas utilizadas por hackers reais. Assim, ajuda a entender as tendências em ciberataques e a antecipar possíveis ameaças.

Conte com uma empresa especializada em cibersegurança ofensiva

Uma empresa especializada em segurança cibernética ofensiva, como a Resh Pentest Experts, possui habilidades e conhecimentos avançados para identificar vulnerabilidades que podem passar despercebidas durante avaliações internas de segurança. 

Portanto, realizamos testes abrangentes e simulamos ataques de diversas categorias para descobrir pontos fracos e falhas de segurança que invasores reais podem explorar.

Quer saber como elevar o nível de segurança cibernética da sua empresa?

Ademais, oferecemos o Pentest mais completo do mercado com serviços que se adequam às necessidade do seu negócio.


Fale agora com nossos especialistas

5/5

Artigos relacionados

RESH

Compartilhe:

Artigos Relacionados

IoT: A Revolução Conectada e os Riscos Cibernéticos
Vulnerabilidades no Wi-Fi: Entenda Como Funcionam e Se Proteja
Pentest Automatizado: Mito ou Realidade?
IoT: A Revolução Conectada e os Riscos Cibernéticos
Vulnerabilidades no Wi-Fi: Entenda Como Funcionam e Se Proteja
Pentest Automatizado: Mito ou Realidade?