Precisando testar sua segurança digital?
Fale com a gente!

BLOG

Ada Lovelace – a primeira pessoa a criar um programa de computador

POR:

Ada Lovelace - a primeira pessoa a criar um programa de computador

Neste 8 de Março, a Resh homenageia todas as mulheres, na pessoa de Ada Lovelace: criadora do primeiro programa de computador.

Por Adriano Cansian – PhD, Professor Associado e Pesquisador na UNESP, Líder do Conselho consultivo da Resh Cyber Defense.

“A Máquina Analítica tece padrões algébricos assim como o tear Jacquard tece flores e folhas.” – Ada Lovelace, 1843.

Ada Lovelace, nascida em 10 de dezembro de 1815 e falecida aos 37 anos em 27 de novembro de 1852, foi uma matemática e escritora inglesa que é amplamente reconhecida como a primeira pessoa a criar um programa de computador.

Ada Lovelace é conhecida por seu trabalho com o matemático britânico Charles Babbage, em particular com sua proposta de criar um programa para a Máquina Analítica de Babbage, que seria considerado o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina de computação.

Um pouco da história de Ada Lovelace

Lovelace era filha de Lord Byron, um famoso poeta romântico, e sua mãe, Anne Isabella Milbanke, que incentivou seu interesse em matemática.

Ada estudou matemática e ciência com vários professores, incluindo Michael Faraday e o autor Charles Dickens, e desenvolveu um interesse particular por geometria e matemática abstrata. Aos dezessete anos foi apresentada à Corte e ficou conhecida por sua mente brilhante.

Em 1833, Lovelace conheceu Charles Babbage em uma festa e eles iniciaram uma colaboração intelectual que duraria o resto de suas vidas.

Babbage estava trabalhando na Máquina Analítica, um precursor do computador moderno, e Lovelace foi convidada a traduzir um artigo sobre a máquina de italiano para inglês. Lovelace foi além da tradução e acrescentou suas próprias notas ao artigo, incluindo um algoritmo para calcular os números de Bernoulli usando a máquina.

Esta foi a primeira vez que um programa de computador foi escrito e tornou Lovelace a primeira programadora de computador.

Mais detalhes sobre sua vida e trajetória podem ser conferidos no artigo “Untangling the Tale of Ada Lovelace—Stephen Wolfram Writings”.

Reconhecimento tardio de Ada Lovelace

As contribuições de Ada Lovelace para a ciência da computação foram pouco reconhecidas durante sua vida, mas seu trabalho foi redescoberto e valorizado em meados do século XX.

Hoje, ela é lembrada como uma pioneira da computação e uma inspiração para todas as mulheres, notadamente em ciência, tecnologia e inovação.

O algoritmo criado por Ada Lovelace

“A Máquina pode agir sobre outras coisas além dos números […] a Máquina pode compor peças musicais elaboradas e científicas de qualquer grau de complexidade ou extensão” – Ada Lovelace, 1843.

Figura: Um diagrama da “Nota G” de Ada, mostrando o algoritmo de cálculo de Bernoulli, o primeiro programa de computador completo do mundo.

A publicação completa do artigo que teve a colaboração de Ada Lovelace, incluindo suas “Anotações” que mais tarde seriam consideradas o primeiro programa de computador está disponível aqui.

5/5

Artigos relacionados

RESH

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?
Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?