Precisando testar sua segurança digital?
Fale com a gente!

BLOG

Quando é necessário realizar um pentest?

POR:

Quando é necessário realizar um pentest?

O pentest é uma das formas mais eficazes de validar a cibersegurança do seu negócio. Neste artigo, mostraremos em quais situações é necessário realizar um pentest e com que frequência. Se você busca garantir a proteção adequada aos dados e ambientes da sua empresa, essa leitura é essencial.

Quando é necessário realizar um pentest?

Como já explicamos aqui, um pentest é um processo que simula um ataque hacker, explorando vulnerabilidades e falhas de segurança para identificar pontos fracos que possam ser explorados por um invasor.

Mas, em que situações é necessário realizar um pentest e com que frequência?

Essas são dúvidas bastante comuns para executivos e empresas que estão preocupados com a segurança cibernética de seus ambientes.

Em quais situações realizar o pentest?

O pentest é recomendado para qualquer organização que lide com dados confidenciais e que esteja conectada à internet. Isso inclui empresas de todos os tamanhos, desde pequenas startups até grandes corporações. Sendo assim, o pentest é indicado nas seguintes situações:

  • Antes da implementação de um novo sistema ou rede.
    Um teste de penetração pode identificar vulnerabilidades e falhas de segurança antes que um sistema seja colocado em produção, permitindo que os problemas sejam corrigidos antes que os ativos estejam expostos a ameaças externas.

  • Após qualquer alteração no ambiente de TI.
    Como a instalação de novos softwares ou atualizações de sistemas. Alterações podem ter impacto em toda a rede, e um pentest pode identificar possíveis brechas que possam ter sido introduzidas, ou vulnerabilidades que se tornaram mais acessíveis para invasores.

  • Periodicamente.
    O pentest deve ser realizado regularmente, com uma frequência anual, semestral ou trimestral, dependendo do nível de risco e da criticidade dos ativos protegidos. Isso permite que a organização esteja sempre atualizada em relação às ameaças mais recentes e que as medidas de segurança sejam adaptadas e ajustadas com base nas informações obtidas no teste.

Como comprovar o pentest?

Vale lembrar também que o pentest completo, como já explicamos aqui, deve não só fornecer guias de correção das vulnerabilidade encontradas, provas de conceito ou cases das explorações e reteste das brechas corrigidas.

Ele também deve fornecer toda a documentação necessária que comprova e valida sua cibersegurança, seja para atender exigências de clientes ou cumprir normas legais como a LGPD.

Além disso, a empresa demonstra para seus clientes, parceiros e investidores, seu comprometimento com a segurança da informação e com a proteção dos dados, melhorando assim sua reputação no mercado.

Conte com as soluções da Resh Cyber Defense

Agora que você já sabe em quais situações é recomendada a realização do pentest, que tal conhecer nossas soluções?

Contamos com o portfólio de serviços de pentests mais completo do mercado! Assim conseguimos atender todas as suas necessidades, não importando o seu nível de maturidade em cibersegurança.

5/5

Artigos relacionados

RESH

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?
Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?