Precisando testar sua segurança digital?
Fale com a gente!

BLOG

Quais avanços a IA pode trazer para a cibersegurança?

POR:

Quais avanços a IA pode trazer para a cibersegurança?

A aplicação prática da IA para usuários comuns vem chamando muita atenção devido suas funcionalidades poderosas, como vimos recentemente nas ferramentas ChatGPT e Copilot. Neste artigo falaremos um pouco sobre o assunto, discutindo algumas possíveis aplicações da Inteligência Artificial em prol da segurança cibernética de empresas.

Por Fernando Cosenza – CEO da Resh Cyber Defense

Quais avanços a IA pode trazer para a cibersegurança?

Depois do lançamento do ChatGPT, discutir sobre inteligência artificial (IA) se tornou comum, não apenas nas empresas, mas também nas mesas de bar e nos almoços de família.

Há pouco mais de um ano, algo parecido aconteceu com outro assunto: o tal Metaverso. Hoje, falamos pouco sobre ele.

Será que discutir sobre inteligência artificial será mais um buzz, uma onda que, em breve, vai se dissipar?

A minha opinião é que dessa vez será diferente. E vou te explicar o porquê: Inteligência artificial não é um tema novo, estudos em torno da tecnologia já tem décadas. O que parece novidade é a sua aplicação prática, por usuários comuns, como você e eu.

Se você ainda não usou o ChatGPT para melhorar a sua produtividade em alguma tarefa de trabalho (em vez de só ter brincado com ele), preste atenção. Você está atrasado!

Como a IA pode nos ajudar no dia a dia?

A Microsoft está chacoalhando o mercado com o anúncio do Copilot. Com ele, a inteligência artificial se integra aos aplicativos que usamos todos os dias, como o Word, Excel, Powerpoint e outros.

O que poderemos fazer com isso? Por exemplo, poderemos “pedir” para que a IA monte um PPT a partir de um determinado texto. Como mágica, em segundos, você terá a apresentação pronta para revisar, com imagens, animações, textos e tudo o mais!

Ou ainda, poderemos “pedir” para que o Copilot analise uma planilha Excel e monte gráficos específicos a partir dos dados. Então, você só vai precisar revisar.

Será o fim de algumas profissões?

Talvez sim, mas não será o fim de todos os profissionais. Alguns serão capazes de usar a tecnologia a seu favor, economizando tempo e melhorando a qualidade final do trabalho.

Quando a calculadora eletrônica surgiu, muita gente achou que seria o fim daqueles que ganhavam a vida decorando fórmulas e fazendo contas usando réguas de cálculo.

Hoje, sabemos que as calculadoras e computadores são ferramentas de produtividade, capazes de tornar o trabalho dos bons profissionais ainda melhor.

Da mesma forma, a IA é uma ferramenta de produtividade. Só que, ao que parece, ela é muito (muito mesmo) mais poderosa do que outras ferramentas que já conhecemos.

Por enquanto, o importante a saber é o seguinte:

  1. Não ignore o assunto: comece já a testar formas de usar essa nova tecnologia no seu trabalho. Vá experimentando.

  2. O segredo está na pergunta: a IA não pensa; ela trabalha a partir de um comando (chamado PROMPT), e a qualidade do resultado final depende muito da qualidade do PROMPT. Nem todo mundo é capaz de fazer boas perguntas. Pense nisso.

  3. Sim, a IA veio para ficar e vai mudar o nosso dia a dia. Sim, vai ser rápido. Sim, você pode se beneficiar ou ficar para trás.

 

Cabe a nós, pensar e buscar as melhores práticas para que a IA nos auxilie em nosso trabalho, tornando-o mais eficaz.

Quais as aplicações da IA na cibersegurança?

No contexto da segurança cibernética para empresas, a IA pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar diversos métodos de proteção contra hackers.

Ao combinar o poder computacional da IA com algoritmos avançados de aprendizado de máquina, será possível, por exemplo, detectar atividades suspeitas e comportamentos maliciosos em redes corporativas, além de fornecer insights valiosos sobre possíveis vulnerabilidades.

Ou seja, a capacidade da IA de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões pode possibilitar uma abordagem mais ágil e proativa na proteção dos ativos digitais.

No entanto, é importante ressaltar que a IA não é uma solução isolada, mas sim uma ferramenta a ser utilizada por especialistas em cibersegurança em conjunto com outros recursos e estratégias de segurança.

IA no Resh Argus!

A Resh já vem trabalhando com a aplicação de IA em suas soluções, e a primeira funcionalidade já está implantada na nossa plataforma de gestão de pentests Resh Argus, com o objetivo de trazer mais informação e interação para nossos clientes.

A integração da plataforma com Inteligência Artificial de diálogo permite aos nossos clientes saberem muito mais sobre as vulnerabilidades e correção das mesmas, com apenas um clique!

Teremos a função “Pergunte a IA” onde o usuário poderá selecionar perguntas (prompts) referentes às suas vulnerabilidades. Os prompts são pré-formulados pela nossa equipe de hackers do bem, e os clientes podem obter as respostas na hora.

Quer saber mais sobre nossas soluções e novidades?

5/5

Artigos relacionados

RESH

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?
Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?