Precisando testar sua segurança digital?
Fale com a gente!

BLOG

Declaração de Pentest: como comprovar a realização do teste de intrusão para seus clientes?

POR:

Declaração de Pentest: como comprovar a realização do teste de intrusão para seus clientes?

Precisa comprovar a realização do Pentest para clientes, fornecedores ou parceiros? Seja para cumprir requisitos de editais ou processos de contratação, a comprovação do Pentest é cada vez mais requisitada no mercado. Por isso, a Resh te mostra as melhores práticas para cumprir essa exigência.

Declaração de Pentest: como comprovar a realização do teste de intrusão para seus clientes?

Realizar um Pentest é a maneira mais simples e econômica de garantir a segurança cibernética de sistemas, redes e aplicações de uma empresa.

O pentest, como já explicamos aqui, é um processo que simula ataques cibernéticos nos ambientes digitais das empresas, com o objetivo de identificar e indicar a remediação de vulnerabilidades que possam ser exploradas por hackers.

Acontece que, como mencionado neste artigo recente, as empresas clientes têm exigido a realização do Pentest para validação da segurança cibernética de serviços que contratam e comprovação do mesmo por meio de documentos.

O mercado demanda a comprovação de pentest

Isso vem ocorrendo porque as empresas, finalmente, estão dando a devida atenção ao risco de serem vítimas de ciberataques e vazamento de dados. Mas também, para cumprir exigências da LGPD.

Com essa demanda, muitas empresas ainda não sabem como comprovar para seus clientes, investidores e/ou fornecedores que levam a cibersegurança a sério. Por esse motivo, a Resh vem mostrar como isso deve ser feito.

Como comprovar o Pentest?

A comprovação do Pentest é fundamental para demonstrar aos clientes que a empresa leva a segurança da informação a sério e que está comprometida em proteger seus dados.

E para que você obtenha o teste de intrusão realizado de forma correta e obtenha a documentação que comprove que seus sistemas, redes e aplicações foram testados, primeiro você precisa encontrar uma empresa especializada em pentest e que forneça essa documentação.

Sendo assim, é importante que a empresa que vai realizar os seus pentests forneça:

  • Relatório do pentest: é o documento que contém todas as informações relevantes sobre o teste realizado, incluindo as vulnerabilidades encontradas classificadas por severidade e as recomendações para corrigi-las. Também é importante apresentar as evidências de exploração das vulnerabilidades, comprovando que a brecha de segurança existe. Esse relatório deve ser claro e objetivo, de forma que possam entender facilmente os resultados e as ações tomadas para corrigir as falhas.

  • Declaração do pentest: como vimos, muitas organizações exigem comprovação da realização do teste para atender aos requisitos regulatórios e contratuais. Nesse caso, é importante que a empresa que realizou o pentest possa fornecer essa declaração para comprovar que o alvo foi testado e teve sua segurança validada.

  • Retest com relatório e declaração: após a empresa que realizou o pentest fornecer os relatórios com as guias de correção e os responsáveis pelo alvo realizarem essas correções, um novo teste deve ser feito, com foco nas correções,  para conferir se as vulnerabilidades foram resolvidas, fornecendo a documentação de comprovação do retest.

Ou seja, é importante que a empresa que realizou o pentest comunique claramente aos clientes os resultados encontrados e as ações tomadas para corrigir as falhas, fornecendo sempre que necessário os documentos que comprovam isso.

Vale a pena relembrar: apenas um Pentest garante um diagnóstico completo do nível de segurança real. Scans e varreduras de vulnerabilidades não são suficientes e costumam não serem aceitos por clientes rigorosos.

Além de comprovar, ser reconhecido é importante

Um serviço de pentest completo, além de reduzir significativamente o risco da sua empresa ser vítima de ciberataques, traz reconhecimento para o seu negócio.

Ao comprovar aos clientes que o pentest foi realizado e que as vulnerabilidades foram corrigidas, a empresa demonstra seu comprometimento com a segurança da informação e com a proteção dos dados de seus clientes, melhorando assim sua reputação no mercado.

Conte com a Resh Cyber Defense!

Somos uma cybertech especializada em Pentests, que fornece toda a documentação necessária, tanto para orientação de correções quanto para comprovar que um alvo foi testado:

  • Relatório Executivo: Geramos um documento em português e em compliance com a LGPD com todos os detalhes encontrados no pentest.

  • Declaração de pentest: Com ela você comprova a realização do Pentest para clientes, fornecedores e parceiros; cumpre requisitos de editais e processos de contratação; e documenta o cumprimento de critérios da LGPD.

Além disso, esses documentos podem ser acessados e baixados a qualquer momento através da nossa plataforma de gestão de pentests Resh Argus.

Precisa testar e comprovar que seus ambientes digitais foram testados?

5/5

Artigos relacionados

RESH

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?
Protegendo as Transações Financeiras: O Papel Vital do PCI DSS para a Segurança Empresarial
Cibersegurança e sustentabilidade empresarial​​
Quais as vantagens da cibersegurança ofensiva?