Ada Lovelace – a primeira pessoa a criar um programa de computador
Neste 8 de Março, a Resh homenageia todas as mulheres, na pessoa de Ada Lovelace: criadora do primeiro programa de computador.
Por Adriano Cansian – PhD, Professor Associado e Pesquisador na UNESP, Líder do Conselho consultivo da Resh Pentest Experts.
“A Máquina Analítica tece padrões algébricos assim como o tear Jacquard tece flores e folhas.” – Ada Lovelace, 1843.
Ada Lovelace, nascida em 10 de dezembro de 1815 e falecida aos 37 anos em 27 de novembro de 1852, foi uma matemática e escritora inglesa que é amplamente reconhecida como a primeira pessoa a criar um programa de computador.
Ada Lovelace é conhecida por seu trabalho com o matemático britânico Charles Babbage em particular com sua proposta de criar um programa para a Máquina Analítica de Babbage, que seria considerado o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina de computação.
Um pouco da história de Ada Lovelace
Lovelace era filha de Lord Byron, um famoso poeta romântico, e sua mãe, Anne Isabella Milbanke, que incentivou seu interesse em matemática.
Ada estudou matemática e ciência com vários professores, incluindo Michael Faraday e o autor Charles Dickens, em seguida, desenvolveu um interesse particular por geometria e matemática abstrata. Apresentaram-na à Corte aos dezessete anos, e ela ficou conhecida por sua mente brilhante.
Em 1833, Lovelace conheceu Charles Babbage em uma festa e eles iniciaram uma colaboração intelectual que duraria o resto de suas vidas.
Ademais, Babbage trabalhava na Máquina Analítica, um precursor do computador moderno, e convidou Lovelace para traduzir um artigo sobre a máquina do italiano para o inglês. Portanto, Lovelace foi além da tradução e acrescentou suas próprias notas ao artigo, incluindo um algoritmo para calcular os números de Bernoulli usando a máquina.
Alguém escreveu o primeiro programa de computador nesta ocasião e tornou Lovelace a primeira programadora de computador.
Sendo assim, você pode conferir mais detalhes sobre a vida e a trajetória dela no artigo “Untangling the Tale of Ada Lovelace—Stephen Wolfram Writings”.
Reconhecimento tardio de Ada Lovelace
As pessoas pouco reconheceram as contribuições de Ada Lovelace para a ciência da computação durante sua vida, mas redescobriram e valorizaram seu trabalho em meados do século XX.
Atualmente, lembramos dela como uma pioneira da computação e uma inspiração para todas as mulheres, especialmente em ciência, tecnologia e inovação.
O algoritmo criado por Ada Lovelace
“A Máquina pode agir sobre outras coisas além dos números […] a Máquina pode compor peças musicais elaboradas e científicas de qualquer grau de complexidade ou extensão” – Ada Lovelace, 1843.
Figura: Um diagrama da “Nota G” de Ada, mostrando o algoritmo de cálculo de Bernoulli, o primeiro programa de computador completo do mundo.
Portanto, disponibilizamos aqui a publicação completa do artigo que Ada Lovelace colaborou e incluiu suas ‘Anotações’. O mesmo que, mais tarde consideraram o primeiro programa de computador.
5/5
Fale agora com nossos especialistas em Pentest