Após o início da pandemia causada pelo coronavírus, os profissionais e empresas ligadas à área da saúde ganharam grande destaque. No entanto, esse destaque ocorreu não só pelo seu protagonismo em relação à natureza do problema, mas também pelo interesse dos cibercriminosos. Eles também estavam interessados nos dados de pessoas famosas que testaram positivo para a Covid-19. Contudo, o aumento da atenção dos cibercriminosos revelou a necessidade urgente de reforçar a segurança cibernética nas instituições de saúde. Por conseguinte, é vital que as organizações de saúde adotem medidas rigorosas de proteção e estabeleçam protocolos de segurança eficazes.
As políticas de Estado exacerbam o seu poder sob o pretenso argumento de estar tutelando a saúde dos cidadãos a partir de monitoramentos sem nenhum critério legal o que resulta num cenário de extrema preocupação para os profissionais da área. Além disso, a falta de regulamentação clara e o abuso de poder aumentam a insegurança e a desconfiança entre os profissionais de saúde e a população.
Em junho, a ONU, a OMS e a Interpol acionaram-se para emitir alertas e auxiliar no combate aos cibercrimes em todo o mundo. A Resh Pentest Experts quer contribuir com este debate a partir do olhar interdisciplinar das áreas da saúde e da tecnologia.
Essa colaboração visa fortalecer as defesas cibernéticas e promover práticas seguras no manejo de dados sensíveis. A integração entre especialistas em segurança e profissionais da saúde é crucial para enfrentar a crescente ameaça de ciberataques. A Resh Pentest Experts propõe a implementação de protocolos robustos para proteger informações pessoais e garantir que as práticas de monitoramento sejam éticas e legais. Além disso, a empresa busca incentivar a formação contínua e o desenvolvimento de tecnologias avançadas para mitigar riscos e proteger tanto as instituições de saúde quanto os dados dos cidadãos contra ameaças emergentes.
Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian
Doutor em Física Computacional pela Universidade de São Paulo
Fundador do ACME! Cybersecurity Research – UNESP/IBILCE
Membro do Conselho Técnico Consultivo da Resh Pentest Experts
Prof. Dr. Guilherme Becker Sander
Doutor em Gastroenterologia e Hepatologia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Conselheiro da UNIMED Porto Alegre
CEO da empresa Sisqualis
Partner Resh Pentest Experts
Prof. Dr. Lucas Crociati Meguins
Doutor em Neurocirurgia pela FAMERP – Faculdade de Medicina de Rio Preto
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SBNR)
Partner Resh Pentest Experts