No dia 11 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Internet Segura, iniciativa europeia que promove a discussão e conscientização da população sobre o uso da internet ao redor do mundo.
Em um país como o Brasil, o acesso à internet é próximo da média dos países mais ricos da Europa, sendo que mais de 70% da população está conectada, segundo o IBGE, utilizando aparelhos móveis, notebook, desktops, Televisores e IoTs (internet das coisas). Assim, quanto maior o número de pontas conectadas, cresce também a necessidade de utilizar esse canal com responsabilidade, prezando pela privacidade e segurança de adultos e crianças.
Como ter uma internet mais segura?
Senhas fortes, cuidados com redes Wi-Fi públicas, e a atualização de softwares influenciam a segurança da sua navegação na internet. Dessa forma, preparamos algumas dicas especiais para você utilizar em seu dia-a-dia, e inclusive em seu trabalho.
A internet tem o papel de servir de maneira progressiva os usuários de todo o mundo por meio de protocolos próprios. Assim, você pode publicar e divulgar todas as ideias, empresas, arquivos e afins de maneira igualitária. Infelizmente, nem todos os usuários utilizam a internet para fins positivos à sociedade. Alguns exemplos incluem encontrar e atacar servidores privados, invadir a privacidade das pessoas e até mesmo usar a capacidade dos dispositivos para benefício de terceiros.
O Marco Civil da Internet foi a primeira legislação no país para regulamentar o uso, estabelecendo princípios, direitos e deveres para provedores e usuários.
Acompanhe nossas dicas de segurança
Este ano, a data carrega o tema “Juntos por uma internet melhor”, e, dessa maneira, reforçamos o nosso compromisso de evitar prejuízos. Assim, com os nossos profissionais, que possuem mais de 25 anos de experiência na área de segurança de dados, vamos ensinar a você como tornar a sua vida digital mais segura e o mais longe possível de riscos utilizando a internet.
As dicas serão disponibilizadas semanalmente em nossas páginas do Facebook e do LinkedIn, então fique atento. Siga as nossas redes sociais e envie suas dúvidas!