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Black Friday 2021 e o impacto das Sanções Administrativas da LGPD

POR:

Haline Farias

A Black Friday 2021 está chegando. E as expectativas dos varejistas para este ano são altas.

Conforme indicam os dados da consultoria Ebit Nielsen, no ano passado houve um aumento de 41% no faturamento geral de vendas online. Ademais, no primeiro semestre deste ano, o e-commerce bateu recorde de vendas, chegando aos R$ 53,4 bilhões em faturamento no país.

Neste novo contexto digital, o mercado se prepara para uma Black Friday maior que a de 2020, que alcançou R$ 3,1 bilhões, 25% a mais.

O evento comercial mais importante do ano oferece grandes oportunidades para empreendedores e consumidores, que esperam a última sexta-feira de novembro para obter grandes descontos.

Como de costume, empresas usam o desejo do consumidor como principal estratégia para atrair a atenção do público-alvo e conquistar novos clientes.

Nesse contexto, usa-se dados dos usuários da internet para garantir que as ofertas alcancem o maior número possível de interessados nos produtos.

E embora essas práticas sejam praxe nas campanhas de marketing da Black Friday, com as sanções da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) o cenário deve passar por grandes mudanças.

Agora, as empresas se preocupam em adequar suas operações online à legislação, além de buscar metas e lucros durante a Black Friday.

As Sanções Administrativas da LGPD 

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, promulgada em 2018, entrou em vigor em 18/09/2020, exceto os artigos sobre sanções administrativas.

Os mencionados artigos não entraram em vigor junto aos demais, pois sofreram alterações pela Lei nº 14.010, de 2020, o que modificou o seu período de vacância.

Assim, foi somente em 01/08/2021 que a LGPD passou a vigorar em sua totalidade.

Mas o que isso quer dizer?

Que a partir deste semestre podem ser aplicadas multas de até R$ 50 milhões pela infração das normas estabelecidas pela Lei.

Mesmo antes da vigência das sanções administrativas, era necessário adequar condutas. Agora, a ANPD pode sancionar qualquer violação das normas de tratamento de dados. 

Então, para não sair prejudicado nas vendas da Black Friday deste ano, é fundamental que as operações online do seu negócio estejam seguindo os novos regulamentos de proteção de dados.

O impacto da LGPD na Black Friday de 2021

Segundo um estudo da Méliuz, 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday de 2021. E se você deseja aproveitar o momento para acelerar as suas  vendas, é preciso se adequar.

O objetivo da LGPD é regulamentar as operações de tratamento dos dados pessoais nas atividades comerciais de empresas públicas e privadas.

Dessa forma, busca-se proteger o consumidor, impondo às empresas garantir que o registro de dados tenha autorização do usuário e assegurar o sigilo prometido.

E para que a sua loja esteja preparada, fique atento às seguintes diretrizes:

Formulários de Consentimento 

É necessário incorporar à sua página virtual formulários de consentimento quanto à coleta de dados e sua respectiva utilização quando o consentimento for a base legal indicada para o tratamento de dados proposto.

Algumas plataformas ainda permitem que os usuários gerenciem as permissões sobre o tratamento de dados dentro do formulário. Isso é fundamental, pois os titulares dos dados podem revogar seu consentimento em diversos contextos. 

Tecnologia de Qualidade

Para que o seu sistema atue de acordo com as autorizações dos formulários, é essencial investir em tecnologia de qualidade.

A estrutura das operações online precisa garantir que a administração das permissões esteja em completa sincronia com o registro das informações obtidas através das ações do usuário na sua página.

Afinal, o formulário de consentimento do consumidor não pode ser utilizado de forma desleal, ficando sujeito à aplicação de multas altíssimas as empresas que não respeitarem as normas estabelecidas pela LGPD.

Armazenamento de Dados

Todos os dados devem ser armazenados de forma segura e fiel ao que foi garantido ao usuário no momento de sua permissão.

O compartilhamento indevido de dados com outras empresas e sistemas é ação ilegal que pode prejudicar a sua empresa.

Treinamento da Equipe de Vendas

Ademais, é importante investir no treinamento das equipes que manuseiam o conteúdo das operações.

Basta uma ação equivocada para que ocorra um desvio de informações sigilosas, que pode acarretar no vazamento de dados privados do sistema.

Campanhas de Marketing 

Organize as suas campanhas de Marketing, adotando estratégias de comunicação que não desrespeitem os direitos dos usuários.

Antes da regulamentação legislativa sobre o assunto, bastava o acesso do consumidor para dispor de informações sobre o seu potencial cliente, mas agora é indispensável que o seu negócio tenha o consentimento do usuário para o uso de seus dados pessoais em diversas situações.

A mudança trazida pela LGPD estabelece a necessidade de entregar anúncios de marketing de forma mais natural, criteriosa e transparente.

A atenção a essas práticas é crucial para evitar infrações que podem gerar prejuízos financeiros, ou até mesmo a desmoralização do seu negócio no mercado, além de outras sanções previstas na legislação.

Para saber mais sobre o que precisa ser adaptado e o que pode prejudicar a sua empresa nesta Black Friday, acompanhe o Evento Online e Gratuito da Resh: LGPD NO VAREJO 2021 – O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER NESTA BLACK FRIDAY

Prepare-se para a maior Black Friday digital de todos os tempos.

RESH

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